Perfil, Competências, Atitudes e Habilidades do Profissional Egresso

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES/MEC Nº 02/2019), no art. 3º, está estabelecido o perfil esperado para os egressos desses cursos:

Art. 3º O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:

  1. ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
  2. estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
  3. ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
  4. adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
  5. considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
  6. atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

Além dos atributos gerais, os egressos do curso de graduação em Engenharia de Petróleo da UFCG deverão apresentar conhecimento multidisciplinar, principalmente nas áreas de exploração e produção de petróleo, de forma a contemplar as tecnologias onshore e offshore, que permita ter a capacidade de compreender toda a cadeia da indústria de petróleo e seus desdobramentos, de forma a poder participar ativamente de discussões sobre temas inerentes a essa indústria com profissionais da área e de áreas correlatas. Além disso, deverão ser capazes de atender às demandas do mercado de trabalho e suprimir as necessidades das diferentes comunidades, participando ativamente do seu desenvolvimento sociocultural e econômico e produzindo benefícios científicos e tecnológicos que possam ser revertidos em prol de toda a sociedade.

Para se chegar ao perfil esperado, os egressos deste curso deverão apresentar um conjunto de competências e habilidades, gerais e específicas, as quais deverão ser adquiridas durante seu processo de formação. Em relação às competências e habilidades gerais, os egressos apresentarão os atributos conforme orientados pelo art. 4º da Resolução CNE/CES/MEC Nº 02/2019:

Art. 4º O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais:

  1. formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
    1. ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
    2. formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
  2. analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
    1. ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras;
    2. prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
    3. conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo;
    4. verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
  3. conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
    1. ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
    2. projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;
    3. aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
  4. implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
    1. ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia;
    2. estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;
    3. desenvolver sensibilidade global nas organizações;
    4. projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
    5. realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
  5. comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
    1. ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
  6. trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
    1. ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
    2. atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;
    3. gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;
    4. reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);
    5. preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
  7. conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
    1. ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente;
    2. atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e
  8. aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
    1. ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias;
    2. aprender a aprender.

Parágrafo único. Além das competências gerais, devem ser agregadas as competências específicas de acordo com a habilitação ou com a ênfase do curso.

Nesse sentido, além das competências e habilidade gerais, citadas por esta Resolução, os egressos do Curso de Engenharia de Petróleo da UFCG também deverão ser portadores de um conjunto de competências e habilidades que permitam a sua atuação na indústria petrolífera e áreas afins, dispondo de uma sólida e avançada formação científica e tecnológica, preparado para absorver conhecimentos inovadores e encarar novos desafios. São eles:

  1. Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos da cadeia da engenharia de petróleo (Fundamentos da Indústria de Petróleo), com articulação dos conhecimentos de áreas afins, com vistas à sua utilização;
    1. Conhecer todas as atividades desenvolvidas no segmento exploração e produção de petróleo e gás natural, da aquisição da área exploratória até o abandono do campo petrolífero;
    2. Ter a capacidade de discutir o atual modelo de exploração e produção de petróleo no Brasil;
    3. Ser capaz conhecer quimicamente a composição do petróleo e seus derivados, as técnicas analíticas empregadas nas terminações de parâmetros físico-químicos utilizados como referência para qualidade do produto;
    4. Ter o entendimento da química aplicada à indústria de petróleo, nas fases de exploração, perfuração e completação de poços, produção e processamento de petróleo.
  2. Compreender os principais aspectos relativos à fase exploratória da indústria de óleo e gás (Geociências);
    1. Conhecer os processos e ambientes geológicos, tendo a capacidade de compreender os conceitos básicos importantes da geologia do petróleo;
    2. Compreender os princípios de geração e evolução de bacias sedimentares, assim como, os processos de sedimentação e litificação de rochas sedimentares aplicadas à exploração de petróleo;
    3. Conhecer os principais métodos indiretos de prospecção de petróleo e gás baseados no mapeamento de propriedades físicas das rochas de subsuperfície.
  3. Compreender os fundamentos relativos à perfuração, à completação e à intervenção de poços de petróleo (Engenharia de Poços):
    1. Entender as principais atividades relacionadas à perfuração de um poço de petróleo, bem como os equipamentos e ferramentas utilizadas nessa etapa;
    2. Ser capaz de entender o projeto de um poço de petróleo, envolvendo a seleção da técnica apropriada para a perfuração e a utilização dos equipamentos e ferramentas adequadas para as situações específicas;
    3. Ter noções fundamentais de projeto e execução de poços direcionais;
    4. Conhecer as composições, propriedades, funções, aplicações, procedimentos de testes e outros parâmetros relacionados aos fluidos de perfuração e de completação de poços;
    5. Entender as principais atividades e técnicas relacionadas às atividades de completação e às intervenções de poços de petróleo, bem como os equipamentos e ferramentas utilizadas nessas etapas.
  4. Compreender os principais aspectos relativos à fase de produção (Engenharia de Produção) de óleo e gás:
    1. Entender os fundamentos, a fenomenologia e as formulações para análise de escoamentos fluidos incompressíveis e compressíveis, além da medição de seus parâmetros relativos às diversas fases da cadeia da indústria de petróleo;
    2. Poder identificar equipamentos e ferramentas que formam os sistemas de produção, tanto onshore quanto offshore, além de conhecer os principais tipos, funções e características de embarcações utilizadas na indústria do petróleo;
    3. Ter conhecimento sobre critérios e técnicas de inspeções em sistemas submarinos;
    4. Conhecer os principais desafios enfrentados pela indústria do petróleo e gás para assegurar que os fluidos produzidos sejam conduzidos de forma eficaz, eficiente e segura durante a etapa de produção;
    5. Ter a capacidade de correlacionar os elementos de perda de carga durante a produção de petróleo com a energia disponível no sistema, assim como poder definir poços surgentes e não surgentes de acordo com a disponibilidade/necessidade de energia;
    6. Conhecer os equipamentos que formam cada um dos principais métodos de elevação artificial, além de poder dimensionar seus equipamentos e as formas de acompanhamento operacional;
    7. Conhecer os principais processos relacionados ao processamento primário do óleo e do gás.
  5. Conhecer e compreender as principais características do fluxo de fluidos no meio poroso (Engenharia de Reservatórios):
    1. Conhecer as propriedades físicas dos fluidos e das rochas, com destaque para o petróleo e as rochas reservatórios;
    2. Conhecer as leis que regem o fluxo em reservatórios de óleo e de gás, bem como as variações das propriedades desses fluidos com a variação da pressão e da temperatura, além de compreender o efeito da interação rocha-fluido na recuperação de petróleo;
    3. Ter a capacidade de aplicar a técnica de balanço de materiais para previsão de comportamento, estimativas de volumes in place e influxo de reservatórios de óleo e gás;
    4. Ser capaz de realizar previsão de comportamento de reservatórios utilizando curvas de declínio;
    5. Analisar diferentes metodologias na estimativa de reservas.
    6. Conhecer e aplicar os modelos de influxo de água;
  6. Elaborar e executar projetos multidisciplinares (Gestão do Petróleo) nas áreas de exploração, construção de poços, desenvolvimento de campos e logística de petróleo e gás, levando em consideração aspectos técnicos, econômicos, legais, de segurança, meio ambiente e saúde.