Perfil, Competências, Atitudes e Habilidades do Profissional Egresso
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia
(Resolução CNE/CES/MEC Nº 02/2019), no art. 3º, está estabelecido o perfil esperado para os
egressos desses cursos:
Art. 3º O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre
outras, as seguintes características:
- ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e
com forte formação técnica;
- estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação
inovadora e empreendedora;
- ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de
forma criativa, os problemas de Engenharia;
- adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
- considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
de segurança e saúde no trabalho;
- atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o
desenvolvimento sustentável.
Além dos atributos gerais, os egressos do curso de graduação em Engenharia de Petróleo da UFCG
deverão apresentar conhecimento multidisciplinar, principalmente nas áreas de exploração e
produção de petróleo, de forma a contemplar as tecnologias onshore e offshore, que permita ter
a capacidade de compreender toda a cadeia da indústria de petróleo e seus desdobramentos, de
forma a poder participar ativamente de discussões sobre temas inerentes a essa indústria com
profissionais da área e de áreas correlatas. Além disso, deverão ser capazes de atender às
demandas do mercado de trabalho e suprimir as necessidades das diferentes comunidades,
participando ativamente do seu desenvolvimento sociocultural e econômico e produzindo
benefícios científicos e tecnológicos que possam ser revertidos em prol de toda a sociedade.
Para se chegar ao perfil esperado, os egressos deste curso deverão apresentar um conjunto de
competências e habilidades, gerais e específicas, as quais deverão ser adquiridas durante seu
processo de formação. Em relação às competências e habilidades gerais, os egressos
apresentarão os atributos conforme orientados pelo art. 4º da Resolução CNE/CES/MEC Nº
02/2019:
Art. 4º O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo
da formação, as seguintes competências gerais:
- formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os
usuários dessas soluções e seu contexto:
- ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e
análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais,
ambientais e econômicos;
- formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário
e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
- analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos,
físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
- ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as
ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras;
- prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
- conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e
sistemas em estudo;
- verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou
processos:
- ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e
economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
- projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de
Engenharia;
- aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar
projetos e serviços de Engenharia;
- implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
- ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e
coordenar a implantação das soluções de Engenharia;
- estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz
respeito aos materiais e à informação;
- desenvolver sensibilidade global nas organizações;
- projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os
problemas;
- realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos
contextos social, legal, econômico e ambiental;
- comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
- ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente
do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de
informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e
tecnologias disponíveis;
- trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
- ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes
presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
- atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares,
tanto localmente quanto em rede;
- gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as
estratégias e construindo o consenso nos grupos;
- reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em
todos os contextos em que atua (globais/locais);
- preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de
finanças, de pessoal e de mercado;
- conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da
profissão:
- ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e
avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente;
- atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando
para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e
- aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se
em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
- ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem
contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias;
- aprender a aprender.
Parágrafo único. Além das competências gerais, devem ser agregadas as competências específicas
de acordo com a habilitação ou com a ênfase do curso.
Nesse sentido, além das competências e habilidade gerais, citadas por esta Resolução, os
egressos do Curso de Engenharia de Petróleo da UFCG também deverão ser portadores de um
conjunto de competências e habilidades que permitam a sua atuação na indústria petrolífera e
áreas afins, dispondo de uma sólida e avançada formação científica e tecnológica, preparado
para absorver conhecimentos inovadores e encarar novos desafios. São eles:
- Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos da cadeia da engenharia de petróleo
(Fundamentos da Indústria de Petróleo), com articulação dos conhecimentos de áreas afins, com
vistas à sua utilização;
- Conhecer todas as atividades desenvolvidas no segmento exploração e produção de petróleo e
gás natural, da aquisição da área exploratória até o abandono do campo petrolífero;
- Ter a capacidade de discutir o atual modelo de exploração e produção de petróleo no
Brasil;
- Ser capaz conhecer quimicamente a composição do petróleo e seus derivados, as técnicas
analíticas empregadas nas terminações de parâmetros físico-químicos utilizados como
referência para qualidade do produto;
- Ter o entendimento da química aplicada à indústria de petróleo, nas fases de exploração,
perfuração e completação de poços, produção e processamento de petróleo.
- Compreender os principais aspectos relativos à fase exploratória da indústria de óleo e gás (Geociências);
- Conhecer os processos e ambientes geológicos, tendo a capacidade de compreender os
conceitos básicos importantes da geologia do petróleo;
- Compreender os princípios de geração e evolução de bacias sedimentares, assim como, os
processos de sedimentação e litificação de rochas sedimentares aplicadas à exploração de
petróleo;
- Conhecer os principais métodos indiretos de prospecção de petróleo e gás baseados no
mapeamento de propriedades físicas das rochas de subsuperfície.
- Compreender os fundamentos relativos à perfuração, à completação e à intervenção de poços de petróleo (Engenharia de Poços):
- Entender as principais atividades relacionadas à perfuração de um poço de petróleo, bem
como os equipamentos e ferramentas utilizadas nessa etapa;
- Ser capaz de entender o projeto de um poço de petróleo, envolvendo a seleção da técnica
apropriada para a perfuração e a utilização dos equipamentos e ferramentas adequadas para
as situações específicas;
- Ter noções fundamentais de projeto e execução de poços direcionais;
- Conhecer as composições, propriedades, funções, aplicações, procedimentos de testes e
outros parâmetros relacionados aos fluidos de perfuração e de completação de poços;
- Entender as principais atividades e técnicas relacionadas às atividades de completação e
às intervenções de poços de petróleo, bem como os equipamentos e ferramentas utilizadas
nessas etapas.
- Compreender os principais aspectos relativos à fase de produção (Engenharia de Produção)
de óleo e gás:
- Entender os fundamentos, a fenomenologia e as formulações para análise de escoamentos
fluidos incompressíveis e compressíveis, além da medição de seus parâmetros relativos às
diversas fases da cadeia da indústria de petróleo;
- Poder identificar equipamentos e ferramentas que formam os sistemas de produção, tanto
onshore quanto offshore, além de conhecer os principais tipos, funções e características
de embarcações utilizadas na indústria do petróleo;
- Ter conhecimento sobre critérios e técnicas de inspeções em sistemas submarinos;
- Conhecer os principais desafios enfrentados pela indústria do petróleo e gás para
assegurar que os fluidos produzidos sejam conduzidos de forma eficaz, eficiente e segura
durante a etapa de produção;
- Ter a capacidade de correlacionar os elementos de perda de carga durante a produção de
petróleo com a energia disponível no sistema, assim como poder definir poços surgentes e
não surgentes de acordo com a disponibilidade/necessidade de energia;
- Conhecer os equipamentos que formam cada um dos principais métodos de elevação artificial,
além de poder dimensionar seus equipamentos e as formas de acompanhamento operacional;
- Conhecer os principais processos relacionados ao processamento primário do óleo e do gás.
- Conhecer e compreender as principais características do fluxo de fluidos no meio poroso
(Engenharia de Reservatórios):
- Conhecer as propriedades físicas dos fluidos e das rochas, com destaque para o petróleo e
as rochas reservatórios;
- Conhecer as leis que regem o fluxo em reservatórios de óleo e de gás, bem como as
variações das propriedades desses fluidos com a variação da pressão e da temperatura, além
de compreender o efeito da interação rocha-fluido na recuperação de petróleo;
- Ter a capacidade de aplicar a técnica de balanço de materiais para previsão de
comportamento, estimativas de volumes in place e influxo de reservatórios de óleo e gás;
- Ser capaz de realizar previsão de comportamento de reservatórios utilizando curvas de
declínio;
- Analisar diferentes metodologias na estimativa de reservas.
- Conhecer e aplicar os modelos de influxo de água;
- Elaborar e executar projetos multidisciplinares (Gestão do Petróleo) nas áreas de exploração,
construção de poços, desenvolvimento de campos e logística de petróleo e gás, levando em consideração
aspectos técnicos, econômicos, legais, de segurança, meio ambiente e saúde.