Apoio ao Discente

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia versam, no Art. 7º da Resolução Nº 02/2019, que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) deve prever sistemas de acolhimento e nivelamento, visando à diminuição da retenção e da evasão dos discentes, considerando:

  1. as necessidades de conhecimentos básicos que são pré-requisitos para o ingresso nas atividades do curso de graduação em Engenharia;
  2. a preparação pedagógica e psicopedagógica para o acompanhamento das atividades do curso de graduação em Engenharia; e
  3. a orientação para o ingressante, visando melhorar as suas condições de permanência no ambiente da educação superior.

Os critérios acima mencionados são considerados e atendidos pela UFCG, através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), por meio de suas Coordenações de Assistência Estudantil (CAE) e do Núcleo de Psicologia (NuPSi).

O CAE/PRAC conta com a Gerência de Assuntos Estudantis (GAE) que é o órgão gestor das políticas institucionais de Assistência Estudantil da UFCG, funcionando como o elo entre os discentes, a direção do Centro, a Coordenação de Apoio Estudantil - CAE e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários - PRAC, administrando assim, programas assistenciais que possibilitem a permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos.

A PRAC criou, no ano de 2009, o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação com a oferta de 600 bolsas de assistência estudantil, utilizando critérios socioeconômicos específicos. No ano de 2017 a PRAC disponibilizou 2000 bolsas (PRAC/UFCG, 2017).

Além dessas bolsas de auxílios, que atendem critérios específicos de concessão, definidos através de editais, a UFCG oferece bolsas de pesquisa e extensão, através de editais de seleção, nos seguintes programas:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC);
  • Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
  • Programa de Educação Tutorial (PET);
  • Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX);
  • Programas de Bolsas de intercâmbio (cooperação internacional);

À face disso, entende-se que os programas de bolsas de incentivo a pesquisa e a extensão são fundamentais para a formação moral, crítica, criativa e intelectual do discente, além de que, é um auxiliar na melhoria do desempenho acadêmico e, consequentemente, propicia a permanência na universidade.

A UFCG também oferta moradia, alimentação e prática de esportes, através da Coordenação de Apoio Estudantil (CAE) que administra as Residências Universitárias, os Restaurantes Universitários, o Setor de Esportes Acadêmicos e as Ações de Promoção Estudantil no âmbito da UFCG. O intuito do CAE é criar condições objetivas de permanência do estudante de baixa renda familiar na Universidade com o objetivo de evitar uma das principais causas responsáveis pela evasão escolar e a repetência, que são, comprovadamente, a falta de condições financeiras para custear suas despesas básicas durante o período de vida acadêmica.

Também existe o Núcleo de Psicologia da PRAC que atua em todos os campuses da UFCG, realizando trabalhos de prevenção, diagnóstico e assistência psicológica aos estudantes, bem como assessorando diferentes setores da Instituição. Os objetivos desse Núcleo são bem traçados, conforme o que se apresenta:

  1. Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação;
  2. Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura;
  3. Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes;
  4. Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
  5. Coordenar equipes e atividades da área e afins;
  6. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  7. Viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e agindo, preventivamente, nas situações de retenção e evasão, ampliando as condições de permanência dos jovens na instituição.

O discente também tem atenção do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), um órgão multidisciplinar de profissionais da área de saúde que tem como objetivo principal promover ações preventivas e curativas à saúde integral de toda a comunidade universitária da UFCG. As principais ações do NAS, são:

  1. Atendimento médico e odontológico;
  2. Atendimento em enfermagem;
  3. Encaminhamentos de alunos para tratamento especializado;
  4. Promover campanhas de controle e promoção à saúde;
  5. Promover palestras e cursos com temas de relevância em Saúde.